Sincomerciários Avaré comemora hoje Dia do Comerciário

2329 Jornal O Avaré 28/10/2016 05:38:52

O próximo 30 de outubro é o Dia do Comerciário, data que homenageia a maior categoria do estado de São Paulo. E para comemorar, além da bonificação estabelecida em convenção coletiva, o Sincomerciários Avaré realizará o Dia do Comerciário Premiado.
 
 
Serão sorteadas duas TVs 32″, duas bicicletas, além de distribuição de bolo, e sorteios de muitos brindes. A festa acontece hoje, dia 27, e o sorteio dos prêmios às 18h30 horas no Sindicato.
 
 
Para participar, basta retirar o cupom no sindicato, na rua Rio de Janeiro, 1965, no centro de Avaré e levar no dia e horário do sorteio.
 
 
O presidente Flávio Zandoná, ressalta a importância da data e da categoria que é a amor de Avaré. “Sabemos que o comércio da cidade é sem dúvida onde se encontra a maior categoria profissional e que esta justa homenagem é só uma lembrança da força que existe nos comerciários”.
 
 
Para compreendermos as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o inicio do século XX. As condições de trabalho para os comerciantes naquela época eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos. 
 
 
Os "caxeiros", como eram conhecidos os comerciários neste período, não aguentavam mais as ameaças e o sistema de quase escravidão que eram submetidos. Começaram a criar pequenos grupos e associações de apoio, que acabariam por se tornar os atuais Sindicatos Trabalhistas. 
 
 
As manifestações e associações começaram a se espelhar por todos os estados do país. 
 
 
No dia 29 de outubro de 1932 houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete). 
 
 
Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes. (da assessoria do Sindicato)
 
 
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também