SP não liberará vacina de gripe para todos

11263 Jornal O Avaré 06/06/2017 05:02:44

O Ministério da Saúde orientou que os estados e municípios disponibilizem a vacina para toda a população. Como sobraram doses de vacinas contra a gripe, o objetivo é que sejam aplicadas em pessoas que não pertencem ao público prioritário. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, afirmou que para que isso seja possível novas doses devem ser enviadas ao estado. Por isso, o atendimento segue para o grupo especial.
 
 
Segundo o Ministério, a medida foi tomada porque ainda há um estoque de 10 milhões de vacinas compradas. Em São Paulo, até o momento, 9,4 milhões de pessoas já foram vacinadas. A meta é que pelo menos 10 milhões sejam atendidas.
 
 
A meta nacional é alcançar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no público-alvo, mas, até o dia 25, apenas 63,6% haviam recebido a sua dose em todo o país.
 
 
Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS, os idosos têm, até o momento, a maior cobertura: 72,4% desse público já se vacinou. Entre as puérperas, mulheres que tiveram bebê recentemente, o alcance foi de 71,2% e, entre os indígenas, de 68,6%.
 
 
Os grupos que menos se vacinaram foram as crianças, com 49,9% de cobertura, gestantes, com 53,4% e os trabalhadores de saúde, com 64,2%. Este ano, a novidade da campanha foi a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo. Até o momento, 60,2% deles se vacinaram.
 
 
As doses da vacina estão disponíveis para o público-alvo nos postos de saúde em todo o país. A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.
 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também