TATUÍ - Morre cão que ajudou a prender 1 mil pessoas: 'Perdi meu amigo', diz GCM

13529 Jornal O Avaré 18/10/2016 00:34:25

O canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí - SP, perdeu um dos seus principais agentes de segurança na última sexta-feira (14): o cão Marley, da raça Golden Retriever. Primeiro e único cachorro condecorado pela corporação no município, Marley trabalhou 10 anos como farejador e ajudou a apreender mais de 50 quilos de drogas e a prender mil pessoas, segundo seu adestrador e guarda municipal Juceil Batista Rodrigues. Entretando, para Juceil, o animal foi mais do que um parceiro, se tornou um amigo.
 
 
 
 
“Perdi o meu melhor amigo e o meu parceiro. Foi muito de repente. Ele apresentou um problema no coração por conta da velhice, pois já estava com quase 10 anos, e não resistiu. Com a sua partida, não tem como não lembrar e se emocionar por tudo que passamos juntos. Passa um filme na cabeça. Lembro quando ele chegou pequenininho, com apenas três meses, e como foi ter o primeiro cachorro da Guarda Civil. Comecei a adestrá-lo e com um ano já estava trabalhando junto comigo em apreensões de drogas. Sempre vou me lembrar dele. Não terá como esquecê-lo. Jamais”, afirmou em entrevista ao G1.
 
 
 
 
Juceil conta que desde filhote Marley já se mostrava esperto e corajoso. Ele chegou apenas com três meses no canil da corporação e começou a trabalhar após um ano. “A raça dele é de um cão leal, ativo e amigo. Ele sempre foi muito esperto e desde filhote já se mostrava que ia se destacar. Deu super certo o adestramento quando filhote e tivemos juntos em muitas ocorrências”, diz.
 
 
O cão trabalhou em ocorrências de tráfico de drogas e ajudou a apreender diversos entorpecentes. “Ele ajudou a apreender, durante todos esses anos, mais de 50 quilos de drogas, entre elas: maconha, cocaína e crack. Além disso, ajudou a prender mil pessoas. Por conta de seu dinamismo, ele foi o primeiro e único cachorro que recebeu condecoração do comandado da Guarda. Foi uma honra tê-lo ao meu lado. Ele era um cachorro diferenciado”, relembra o agente.
 
 
 
 
Na época da condecoração, em 2014, o subinspetor Marcos Sebastião Arruda afirmou ao G1 que o trabalho eficiente do animal foi o que o levou ao reconhecimento. “Na verdade essa medalha de condecoração foi dada ao Marley devido aos relevantes serviços prestados à corporação. Não só na parte de tráfico, de farejamento, mas também pelo trabalho na área social. Ele é um cão diferenciado. Parece um guarda da corporação”, comentou na época.
 
 
Ainda segundo Juceil, Marley era famoso em Tatuí, cidade com cerca de 116 mil habitantes, e chamava a atenção de todos, principalmente das crianças. “Todos amavam ele. Ao mesmo tempo que era dinâmico nas ocorrências de tráfico de drogas, ele era muito meigo e dócil. Por isso, participava dos projetos sociais nas escolas, em eventos de adestramento e as crianças amavam ele”, diz.
 
 
 
'Vai ficar para a história'
 
 
Há dois anos Marley estava aposentado e foi para a casa de Juceil, onde passou o tempo com a família do agente. Quando se aposentou, Marley chegou a receber uma homenagem de despedida no Estimacão, evento promovido pela TV TEM.
 
 
“Com a aposentadoria, o cão farejador sempre vai para a casa de quem o adestrou por conta da proximidade que o animal tem com a pessoa. Ele foi para minha casa e minha esposa e os meus três filhos se apegaram muito nele. Ele fazia parte da minha rotina e todos os dias eu chegava em casa e passeava com ele e meus filhos. Agora, fica um vazio. A sensação de que falta algo."
 
 
O guarda ainda ressalta que Marley ficará na história da Guarda Civil e também na história de sua vida. "A gente sabe que os cães não são pra sempre. Mas é claro que queremos que eles fiquem com a gente por mais tempo. Eu queria que o Marley ficasse comigo mais tempo e estava até planejando uma festinha dos 10 anos dele. Ele ficará na história da corporação e na história da minha vida."
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também