Transporte escolar fica mais seguro com monitoramento de veículos

1601 Jornal O Avaré 18/06/2015 07:50:07

Educação lançou também Cartinha do Transporte Escolar com instruções sobre direitos dos estudantes
 


A Secretaria Municipal de Educação fez nesta terça-feira, 16, a apresentação oficial do sistema de rastreamento de veículos pertencentes à frota do transporte escolar. 
 


Com a presença do prefeito Poio Novaes, da secretária da Educação, Lucia Lelis, de motoristas e monitores do transporte, o evento marcou também a entrega da Cartilha do Transporte Escolar. A cerimônia ocorreu no Anfiteatro da Escola Estadual Coronel João Cruz. O material editado pela pasta contém instruções sobre direito das crianças, a responsabilidades dos alunos, pais e das Unidades Escolares, informações sobre itinerário, obrigações dos motoristas e detalhes de como solicitar o transporte. 



Tecnologia 
Desde a última semana, 41 ônibus e vans utilizados no transporte escolar dos alunos da rede municipal de ensino são monitorados em tempo real. O investimento vai proporcionar, além de segurança, redução de custos e aumento da produtividade dos condutores. 



A central de monitoramento, abrigada no prédio da secretaria, funciona via internet. Pelo computador, os gestores do transporte conseguem verificar a localização dos veículos, saber quem é o condutor e o monitor que está acompanhando os estudantes no trajeto. É possível atestar também a toda rota do veículo, seus endereços de origem e destino.
 



Agora, reclamações sobre a não passagem de determinado ônibus em algum ponto de parada poderão ser apuradas com exatidão, uma vez que o sistema implantado exibirá a trajetória do veículo. 



O monitoramento possibilita ainda a visualização de todos os veículos simultaneamente. Outro benefício para os cofres da Prefeitura é poder detectar eventual utilização não autorizada dos veículos em locais e horários indeterminados. A Educação terá a possibilidade também de gerir o perfil de condução dos motoristas quanto ao limite de velocidade e direção agressiva. 
Infrações de trânsito poderão ser verificadas e comunicadas na hora através do envio de mensagem SMS via telefone celular. Com o rastreamento, a Prefeitura através da Educação passará a ter relatórios diários dos veículos, condutores e suas rotas para melhor gestão do serviço de transporte.



Prestação de contas 
O serviço contratado custará à Educação R$ 2.099,87 por mês. O valor global do contrato com a empresa Show Prestadora de Serviços do Brasil (Show Tecnologia) é de R$ 16.798,96.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também