Tudo pronto para licitação da UPA em Botucatu

3735 Jornal O Avaré 09/01/2015 11:27:06

Nesta sexta-feira (9), às 9 horas, na sala de reuniões da Copel (Comissão Permanente de Licitações), acontecerá a sessão de abertura dos envelopes com a documentação das empresas interessadas em participar da concorrência pública para a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, mais conhecida como UPA. O prédio será erguido nas imediações do Jardim Brasil, região Leste da cidade, numa parceria entre a Prefeitura de Botucatu e o Ministério da Saúde.

 

Nove empresas participaram das três visitas técnicas para avaliar o local e as condições em que a obra será executada. O valor estimado pela administração é de R$ 3.214.432,34. O prazo para conclusão da obra é de 12 meses.

 

O projeto definido para o município, em parceria com o Ministério da Saúde, prevê a construção de uma UPA Porte 1. O projeto inclui áreas para Pronto Atendimento, Procedimentos, Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Administração, Urgência, Observação, Apoio Técnico/Logístico.

 

 

 

UPA 24 horas

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) é um dos Componentes da Rede de Atenção às Urgências. A implantação deste Programa é uma das estratégias do Ministério da Saúde para reorganizar, qualificar e fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências no país.

 

O programa foi instituído em 2008 criando incentivo financeiro para melhorar a infraestrutura dos estabelecimentos de saúde que ofertam este tipo de serviço, em que os resultados esperados são: prover condições adequadas para o funcionamento das unidades, melhorando a qualidade da atenção prestada e a ampliação do acesso.

 

As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs oferecem estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também