USINA DE TRITURAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

2082 Jornal O Avaré 11/10/2013 05:53:23

 

 

Meio Ambiente

 

Usina de Resíduos de Construção começa a funcionar neste ano

 

Governo Poio Novaes iniciou a construção da base para suporte do equipamento, doado pelo Governo do Estado.

 

 

Até o final deste ano, a Estância Turística de Avaré contará, finalmente, com uma usina para triturar resíduos sólidos de construção civil. A medida, que impactará de forma positiva no Meio Ambiente do Município, foi anunciada, na última semana, quando teve início a construção da base necessária para fixação do equipamento, que foi doado pelo Governo do Estado. Com isso, o Município ficará dotado, em breve, de espaço para a destinação correta dos restos de construção que, na atualidade, devido ao despejo indiscriminado, poluem áreas de nascentes e matas nativas.

 

 

O triturador de entulhos foi doado em 2010, por meio de convênio com o Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP), durante a gestão anterior. No entanto, como o prefeito anterior não providenciou os recursos necessários para a construção da base, que faz parte da contrapartida do município, a usina não entrou em funcionamento.

 

 

Em 2012, foi realizado um processo licitatório para compra da usina, mas o pagamento do fornecedor continua pendente até os dias atuais, uma vez que o convênio apenas libera os recursos quando a usina já está instalada. A contrapartida de Avaré inclui a construção da base para receber o equipamento e um barracão para abrigar os trabalhadores, além de disponibilização de energia elétrica em voltagem suficiente.

 

 

“Quando assumimos, em janeiro deste ano, sequer existia previsão orçamentária para qualquer obra. Por sua vez, a empresa vencedora do processo queria entregar a máquina e, devido a isso, solicitamos uma prorrogação de contrato para instalação da base e, também para termos tempo de buscar dotação”, destacou o secretário da pasta, Rico Barreto. Segundo ele, a construção foi possibilitada por um fundo ligado aos royalties da usina binacional de Itaipu. Além da base para o maquinário, já foram executadas ações para condução de energia elétrica à área, na Zona Rural, em que ficará o equipamento.

 

Recuperação de estradas rurais

 

A estrutura de suporte da usina será concluída em 40 dias. Para Rico, a cidade sentirá vários benefícios com o início das operações. “O primeiro deles é que poderemos triturar a maior parte do entulho e, com isso, gerar material de alta qualidade para recuperação das estradas rurais. Também geraremos areia e alguns outros elementos utilizados em obras do Município. Portanto, depois de quase três anos, vamos tornar realidade o funcionamento dessa usina”, afirmou. A expectativa é que a usina seja ativada até o final deste ano.

 

 

Além dos benefícios citados, a Prefeitura da Estância Turística de Avaré dará, aos empresários e pequenos carregadores de resíduos de construção, o espaço para a destinação adequada do material. “Infelizmente, a população não entende o dano que pode causar ao Meio Ambiente quando deposita esses restos, de forma irregular, em qualquer área”, disse o secretário. “É necessário lembrar que, apesar de todas as dificuldades financeiras, nós conseguimos viabilizar algo de grande importância e que havia sido deixado de lado na gestão passada”, mencionou ele no final da entrevista. 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também