Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo começa neste sábado

1960 Jornal O Avaré 07/11/2014 10:01:10

Ação será realizada em todos as unidades de saúde da cidade 

 

 

Começa neste sábado, 8, em Avaré a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo. A vacinação será realizada em todas unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, até o dia 28 de novembro.

 

Nos dias 8 e 22 (sábados) todos postos ficarão abertos para intensificar a campanha. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, serão vacinadas cerca de 6 mil crianças.

 

“A meta é manter essas doenças erradicadas no município. Pedimos às mães que levem a carteira de vacinação de seus filhos e fiquem atentas, porque mesmo as crianças que já receberam a vacina anteriormente na rotina de imunização, deverão recebê-la novamente", explica Denise de Oliveira, enfermeira da Vigilância Epidemiológica

 

Poliomielite - a partir de 6 meses até 5 anos

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, devem ser vacinadas crianças com idade a partir de 6 meses até 5 anos incompletos.

 

Sarampo - 1 até 5 anos

Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. Serão aplicadas doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

 

HPV – 11 a 13 anos

Prossegue também a vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero. A vacina também está disponível em todas as unidades de saúde do município, para meninas de 11 a 13 anos.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também