Vai começar o show de elegância, habilidade e tradição

2027 Jornal O Avaré 20/02/2014 06:16:32

 

 

Vai começar o show de elegância, habilidade e tradição

 

 

 

 

O II Festival do Cavalo Lusitano de Avaré e Expo Nelore Avaré serão palco do 1º Concurso Especial de Atrelagem 2014, evento que abrange a abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem (Maneabilidade) da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e o Derby da Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat).

 

As duas disputas serão atração no sábado, 22 de fevereiro, na pista de grama do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré, interior paulista. A prova de Maneabilidade, primeira do ranking do ano da CBH, acontece às 10h30, e a prova do Derby, do ranking da Abrat, às 15h00.

 

 

As provas serão divididas nas categorias um cavalo (Single), dois (Parelha) e quatro (Quadra) e reúnem várias raças de pôneis e cavalos (de sela e de tração pesada).

 

Como são as provas

 

As provas de Maneabilidade e Derby têm um percurso com passagens entre obstáculos, com uma velocidade a ser cronometrada, e com penalidades por erros e faltas que viram pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso. Ambas testam a destreza e habilidade do condutor, e a obediência e treinamento do animal.

 

Na Maneabilidade se julga sobre um percurso comportando círculos, serpentina e obstáculos combinados, totalizando ao menos 12 passagens, com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo (40 cm para as atrelagens a quatro cavalos). A velocidade concedida é de 200m/minuto. Penalidades: cinco pontos por obstáculo derrubado e menos 0,5 pontos por segundo excedente do tempo estipulado.

 

O Derby é uma prova semelhante à de Maneabilidade, com menos obstáculos, mas que se caracteriza pela alta velocidade. Em Avaré alguns dos obstáculos serão de Maratona, aumentando ainda mais o grau de dificuldade e o espetáculo para o público.

 

Convidadas estrangeiras

 

Teresa Guzmán, do Chile, e Luisa Demarchi, da Argentina, são amazonas estrangeiras que conduzindo cavalos Lusitanos participam da abertura do Campeonato Brasileiro de Atrelagem.  A vinda das atletas faz parte do programa de intercâmbio da CBH e da Abrat com outros países do Continente com objetivo de fortalecer a Atrelagem no Brasil.

 

Teresa Guzmán, 29 anos, é Campeã Nacional Chilena de Atrelagem. Compete na modalidade há nove anos. Ela estará conduzindo Arges Interagro, garanhão de pelagem castanha escura de criação da Fazenda Interagro.

 

Luisa Demarchi, 14 anos, é da Argentina. É a primeira vez que uma amazona daquele país conduz um cavalo Lusitano em uma prova de Atrelagem. Luisa também é amazona de Salto e vai conduzir Alquimista do Top, criação de Tonico Pereira e propriedade do Álvaro Coelho da Fonseca.

 

Medalhas para o Puro Sangue Lusitano

 

Destaque nas pistas de Atrelagem, o Puro Sangue Lusitano será homenageado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Lusitano (ABPSL) com medalhas para os animais que se destacarem nas três categorias (single, parelha e quadra) da Maneabilidade, e ao Melhor Cavalo Lusitano do Derby.

 

1º Concurso Especial de Atrelagem 2014 tem organização conjunta da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Associação Brasileira de Atrelagem (Abrat) e conta com apoio da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também