Vigilância reforça combate à Dengue

1582 Jornal O Avaré 05/05/2015 10:06:53

Nebulização, limpeza de terrenos e plantio de citronela estão entre as ações para eliminar o mosquito transmissor

 

A Prefeitura da Estância Turística de Avaré vem atuando em várias frentes contra a Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. Além da nebulização (aplicação de veneno), realizada em bairros onde especialmente há suspeita ou casos confirmados da doença, a Vigilância Sanitária (Visa), em parceria com o Tiro de Guerra e Secretaria da Saúde, está realizando visitas em residências orientando a população sobre como eliminar os focos do mosquito, presentes em vasilhames com água parada, locais propícios para a criação da larva.

 

A guerra contra o mosquito ganhou dois importantes reforços esta semana: a limpeza de terrenos particulares e o plantio de citronela em alguns pontos da cidade, planta que repele qualquer tipo de mosquito em uma área de 50 m². A planta é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e 'borrachudos'. A planta apresenta mais de oitenta componentes que afugentam moscas e mosquitos.

 

Avaré conta atualmente com 221 casos confirmados da doença, sendo 150 autóctones (contraídos no município), 71 importados, 198 aguardando resultado e 67 descartados.

 

Nebulização

A Visa prossegue com a agenda de mutirões de combate à Dengue. Nova ação ocorre nesta terça-feira, 5 de maio, na região central, em ruas próximas ao Centro Administrativo e ao Largo São João. Na quarta, quinta e sexta-feira os bairros Santana e Vila Martins I receberão os trabalhos de nebulização, que começam a partir das 9h. A programação pode ser alterada em razão de variações meteorológicas.

 

Precauções

Para que as visitas às casas aconteçam de forma eficiente e a ação do inseticida seja eficaz, os agentes da Visa aconselham que os moradores guardem em lugar fechado ou cubram qualquer tipo de alimento; mantenham portas, janelas e cortinas abertas; guardem em lugar fechado ou cubram roupas limpas; retirem roupas do varal, mesmo que molhadas; cubram ou virem bebedouros de animais: cães, gatos e aves; cubram aquários e retirem gaiolas de passarinhos e dobrem colchas de camas e toalhas de mesas.

 

Durante a aplicação do inseticida, é aconselhável permanecer do outro lado da rua. Recomenda-se retornar para dentro de casa somente após 30 minutos após a aplicação. No caso de pessoas doentes e acamadas, manter portas e janelas do quarto fechadas durante a aplicação do inseticida, abrindo-as 30 minutos depois.

 

Qualquer dúvida, reclamação ou denúncia sobre possíveis focos de dengue, entre em contato com a Vigilância Sanitária de Avaré nos telefones 3733-3936 e 3733-3926.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também