A VOZ DA REPRESA - Ed. 07.02

3339 Jornal O Avaré 12/02/2015 08:36:32

A VOZ DA REPRESA                                                       A Voz do Vale

Costa Azul                                                                                  

                 & Adjacência                                                                                              

 

“A crítica ou o elogio de cara nova”

 

por: Carlos “Cam” Dantas

e-mail: avozdarepresacam@gmail.com

# “Todo ano é sempre igual”. (Até parece letra de música) Esse introito aqui também serve para inspirar o Déjà Vu (Já Visto) da Coluna “A Voz da Represa” sobre os problemas do Costa Azul em época de Carnaval.

Mas afinal, o que é Déjà Vu? Pronuncia-se “Deja vi”, um termo da língua francesa que significa “já visto”. Déjà Vu é uma reação psicológica que faz com que o cérebro transmita para o indivíduo que ele já esteve naquele lugar, sem jamais ter ido, ou que conhece alguém, mas que nunca a viu antes.

Déjà Vu é uma sensação que surge ocasionalmente, ocorre quando fazemos, dissemos ou vemos algo que dá a sensação de já ter feito ou visto antes, porém isso nunca ocorreu (porém, no propósito da coluna, ocorreu mesmo – grifo nosso). O Déjà Vu aparece como um “replay” de alguma cena, onde a pessoa tem certeza que já passou por aquele momento, mas, realmente, isso nunca ocorreu (mas, realmente, no propósito da coluna, ocorreu mesmo – grifo nosso).

# Edição de 11/01/2014 - Balneário Costa Azul - e-mail do leitor II (uso indevido da área do calçadão) - “Pessoal, nossa Avenida Costa Azul, que margeia a praia tá uma beleza. Agora lá é área de Camping também. Lá tem barracas, varias pessoas fazendo churrasco e muito mais. Virou festa agora, tá tudo liberado. Mas me perdoem minha ignorância: lá não tem banheiro e nem água, então onde as pessoas fazem suas necessidades fisiológicas? Lá é uma calçada, de área pública, então não seria proibido montar churrasqueiras, “mesões” impedindo o trânsito de pessoas, já que ali é de passagem de pedestres? Se nós moradores do Balneário Costa Azul formos lá, na Avenida Paulo Araujo Novaes e montarmos barracas e churrasqueiras, será que alguém irá se importar? Gente, isso tá errado, cadê a Vigilância Sanitária ou algum representante da Prefeitura para dizer para eles que é proibido ficar ali? Cadê???”

_______________________________

# Edição 22/02/2014 - Balneário Costa Azul Avaré: reclamação do internauta - I: “Pessoal, cadê a Sabesp que não se manifesta sobre a falta de água em nosso Bairro? O Carnaval esta chegando e será que estão fazendo algo para que mais uma vez não falte água? Ou será que teremos que ser radicais e queimar pneus na rodovia para chamar a atenção das autoridades sobre nossas necessidades básicas? Parece que somente no extremo é que somos ouvidos e atendidos, às vezes, porque na base da educação, somos simplesmente ignorados e os problemas continuam a acontecer. Lamentável! Fica aqui a nossa dica. “Se reivindicar não ofende, será que a SABESP não poderia manter um plantão permanente de manutenção e serviços emergenciais com seus funcionários (02) do quadro efetivo, moradores do Costa Azul? É tudo uma questão de lógica: custo/benefício”.

_______________________________

# Edição 22/02/2014 - Balneário Costa Azul Avaré: reclamação do internauta - III: “Nesse último fim de semana (retrasado – grifo nosso) no Balneário Costa Azul - Avaré aconteceu em diversas localidades algo lamentável e triste: as pessoas alugam as casas na Represa e não respeitam as pessoas que aqui residem; som alto com músicas de um vocabulário baixo e chulo. Apenas para lembrar que aqui é um bairro e não vamos admitir que algumas pessoas venham de outras localidades e tirem a nossa paz e sossego, pois somos um "BAIRRO" e temos os mesmos direitos da "Lei do Silêncio" que há na cidade. Perturbar o sossego alheio, mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações, é crime, nos moldes do artigo 42 do Decreto-Lei Nº 3.688/41, passível de prisão simples, de 15 (quinze) dias a 03 (três) meses, ou multa. As pessoas tem que respeitar o silêncio, e, se não combatermos juntos essa "bagunça", não teremos mais tranquilidade em nosso Bairro. Vamos lutar por nossos direitos e não vamos nos curvar diante dessas situações. Unidos venceremos”.

_______________________________

# Balneário Costa Azul: Se perguntar não ofende, então vamos “preguntar”:

1 - Será que irão limpar o mato de toda a Orla da Praia do Costa Azul para oferecer melhor condição de frequência aos turistas e visitantes durante o carnaval?

2 - Será que a Secretaria de Meio Ambiente irá reeditar o projeto “Praia Limpa”, implantado pela ex-secretária Mirthes Vieira, cujo objetivo é sensibilizar os frequentadores quanto à importância de prevenir e solucionar o problema do lixo gerado na beira d’água? Para tanto é preciso efetuar o necessário acondicionamento em sacolas oxibiodegradáveis que podem (e devem) ser distribuídas pela equipe do Meio Ambiente, pois o estoque do material é grande no Almoxarifado da Prefeitura.

NR: A incompetência funcional da administração do bairro é tão grande que é capaz de se esquecerem da colocação de tambores em pontos estratégicos desta área, bem como (principalmente) sua coleta diária.

3 - Será que irão reforçar o policiamento, pois a ocasião (carnaval) rima com confusão. Tanto que é uma combinação explosiva: festança, mulher e bebida. E se ainda entrar nesta “mistureba” o maldito “pó”, então...

4 - Será que irão limpar a área do Calçadão com os entulhos (restos de madeiras, ferragens, telhas e tijolos quebrados), bem como retirar os milhares de tijolinhos coloridos estocados ao longo da calçada na Avenida Costa Azul? A pergunta é pertinente, eis que no CNM (Centro Nervoso Municipal) implantado na Garagem Municipal a conversa é a de que o problema é da MACOR Engenharia, empreiteira do Calçadão que deixou o material naquele local, desde quando abandonou as obras, logo após o carnaval do ano passado.

5 - E se não limparem!! De quem será a culpa em caso de uma possível briga campal entre “foliões” bebuns, muito comum nestas épocas, onde a divergência, com certeza, será resolvida na base da tijolada e paulada? 

6 - E se não limparem!! Será que o sargento Lott irá “meter a mão na cumbuca” e emitir, mesmo assim, o auto de vistoria (liberação) da área pelo Corpo de Bombeiros?

7 - E se não liberarem!! Será que irão cancelar o carnaval por aqui (para economizar)? Não antes de culpar o Conselho Comunitário do Costa Azul pela denuncia, a qual, por ser tão previsível, ingênua até, torna-se risível.

 

O Senhor Secretário disse que podíamos perguntar. E perguntamos! Agora esperamos uma única resposta: os serviços realizados a contento e os festejos de momo ocorrendo na mais perfeita ordem e harmonia. E que as reclamações do internauta não tenham razão de ser (Déjà Vu) em 2015. Continua na próxima edição.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também