Adolescentes da Fundação CASA fazem prova do Encceja

3228 Jornal O Avaré 24/07/2014 08:03:50

Exame será aplicado na terça-feira (29 de julho) para 2.857 jovens; número é 26% maior que ano passado
 

 

 


Na próxima terça-feira (29 de julho), 2.857 adolescentes da Fundação CASA vão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O número é 26% maior do que registrado no ano passado.

 

 



A prova será aplicada nos próprios centros socioeducativos e tem como objetivo certificar a conclusão do Ensino Fundamental dos adolescentes que tenham mais de 15 anos e ainda não terminaram os estudos. Em caso de aprovação, os jovens poderão se matricular no primeiro ano do Ensino Médio.

 

 



“Fazer a prova é muito importante para os jovens. Pensando no futuro profissional, é sabido que as melhores chances aparecem para quem tem escolarização. Este é um passo fundamental para esses adolescentes”, disse a superintendente Pedagógica da Fundação CASA, Marisa Fortunato.
 

 

 


Os adolescentes que já foram desinternados poderão retornar aos centros para realizar a prova. Os coordenadores pedagógicos da Fundação CASA acompanharão a aplicação do exame.
 

 

 


As provas objetivas serão compostas pelas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais. Também haverá redação. O exame acontece em dois períodos, manhã e tarde, das 8h às 19h, com intervalo para o almoço.

 

 



O Encceja é um exame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

 

 



“O trabalho realizado permite que mesmo os adolescentes que estejam na Fundação CASA tenham as mesmas oportunidades que qualquer outro estudante da rede de ensino. É uma forma de reduzir a defasagem escolar, muito presente entre os jovens da CASA”, finalizou.
 

 


Prova do Encceja para 2.857 jovens da Fundação CASA
Data: terça-feira, 29 de julho, das 8h às 19h
Local: Centros de Internação da Fundação CASA em todo o Estado

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também