Águas do Jurumirim recebem 80 mil peixes

4920 Jornal O Avaré 25/03/2017 18:42:00

Em março, o rio Paranapanema está recebendo 735 mil novos peixes. São pacus, curimbatás, piaparas, piaus e lambaris, espécies nativas e importantes para a cultura da pesca local.
 
 
Promovidas pela Rio Paranapanema Energia, uma empresa do Grupo CTG no Brasil, as ações foram iniciadas no dia 20 e prosseguem até o dia 31, abrangendo reservatórios de hidrelétricas sob a concessão da companhia. Além de Jurumirim – que recebe 80 mil peixes no município de Paranapanema, no dia 27 –, Salto Grande, Canoas I, Canoas II, Capivara, Taquaruçu e Rosana foram contemplados.
 
 
“A represa de Chavantes já recebeu 278 mil novos peixes no ciclo reprodutivo 2016-2017, por isso não integra esse calendário de março”, explica o coordenador do programa de manejo pesqueiro da companhia, biólogo Norberto Vianna. “Mas voltará a participar do próximo ciclo”, ressalta.
 
 
Divididos em lotes, os 735 mil peixes estão sendo distribuídos em pontos estrategicamente selecionados por oferecerem boas condições de abrigo e alimentação às espécies, em 10 municípios paulistas e paranaenses. “Uma vez adaptados, eles se dispersarão pela Bacia do Paranapanema”, expõe Vianna.
 
 
Ao longo de 2017, a Rio Paranapanema Energia irá colocar o total de 1,5 milhão de peixes nos reservatórios do Paranapanema, dando sequência ao programa realizado pela concessionária antecessora. Estudantes e autoridades municipais são convidados a participar das atividades, abertas também à comunidade em geral.
 
 
“O repovoamento de peixes no Paranapanema contribui para a preservação da biodiversidade e favorece o desenvolvimento regional através do turismo da pesca. Por isso, é tão importante o engajamento das comunidades”, comenta o coordenador do programa.
 
 
O programa de manejo pesqueiro da Rio Paranapanema Energia também proporciona educação ambiental para estudantes de escolas municipais, que recebem palestra sobre reprodução dos peixes e preservação dos recursos hídricos, e ainda vivenciam a soltura dos peixes na natureza.
 
 
Responsável por essa atividade, o analista ambiental da companhia, Guilherme Verri, diz que a parceria com as prefeituras viabiliza a participação dos alunos, que atuam como importantes multiplicadores das informações em suas comunidades.
 
 
“Neste mês em que é celebrado o Dia Mundial da Água [22 de março], temos uma oportunidade a mais para abordar a importância da preservação e da proteção desse bem natural, que é finito e indispensável à vida”, destaca Verri.
 
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também