Brasileiros vão às ruas em todo o País

2175 Jornal O Avaré 16/03/2015 10:11:12

Centenas de milhares de pessoas protestavam nas ruas de 152 cidades, incluindo Brasília e as Capitais de 25 Estados, contra o governo da presidente Dilma. Estimativas feitas pela Polícia Militar nos Estados ao longo do dia sugerem que as manifestações atraíram 1 milhão de pessoas em São Paulo e cerca de 1,7 milhão nas Capitais. Vestidos com as cores da bandeira brasileira, os manifestantes que foram às ruas reclamam principalmente da corrupção, em meio ao escândalo na Petrobras investigado pela operação Lava Jato, e dos problemas econômicos.

Os protestos têm mantido um caráter pacífico, ao contrário das manifestações ocorridas em junho de 2013, ocasião em que foram registrados atos de vandalismo e confrontos entre policiais e manifestantes.

 
Os atos de ontem foram convocados pelas redes sociais. A maioria dos grupos defende o impeachment da presidente, usando como argumentos uma suposta corrupção no governo do PT, o escândalo da Petrobras e os altos custos com impostos e tarifas.
 
A maior aglomeração de manifestantes ocorreu em São Paulo, na avenida Paulista (leia mais na página 10). “O povo está se sentindo traído”, disse o publicitário Diogo Ortiz, 32 anos, referindo-se à Petrobras como “vergonha nacional e internacional”.
 
Em Brasília, cerca de 45 mil pessoas se concentraram na Esplanada dos Ministérios e em frente ao Congresso, que chegou a ter seu espelho d’água invadido por manifestantes, segundo informações da PM, que mobilizou um efetivo de 1,6 mil homens.
 
Na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, mais de 15 mil pessoas se aglomeraram para protestar, segundo a PM, enquanto organizadores estimaram número em 30 mil. “O brasileiro tem que se manifestar realmente e não pode se calar diante desses escândalos e roubalheira que vemos no Brasil”, disse a comerciária Márcia Santos. 
 
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), passou o domingo em seu apartamento, em Ipanema, mas não participou do protesto em Copacabana, a poucos quilômetros dali. Aécio foi visto na janela do apartamento vestindo uma camisa amarela da Seleção Brasileira.
 
Governo promete medidas contra a corrupção
 
 O governo da presidente Dilma avaliou que as manifestações foram compostas por pessoas que não votaram em Dilma nas eleições do ano passado, mas reconheceu o caráter democrático do movimento e prometeu lançar medidas contra a corrupção e dialogar mais.
 
Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, que se reuniram com a presidente para avaliar a situação, sustentaram após o encontro que Dilma governa para “todos os brasileiros” e que o governo está aberto para conversar.
 
Os dois ministros foram convocados por Dilma a permanecer em Brasília ontem devido aos protestos. Ao citar as manifestações ocorridas na sexta-feira, a favor do governo, e as deste domingo, o ministro da Justiça identificou um ponto em comum entre os dois eventos: a revolta contra a corrupção.
 
Segundo Cardozo, Dilma deve anunciar “nos próximos dias” medidas de combate à corrupção, promessa de campanha e tema de seu discurso ao iniciar o segundo mandato.
 
Durante a entrevista coletiva dos ministros, transmitida pela TV, puderam ser ouvidos gritos, buzinas e panelaços em cidades como Brasília, São Paulo e Rio de janeiro.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também