Concurso gastronômico 'Sabor de SP' seleciona finalistas em Sorocaba

6756 Jornal O Avaré 20/02/2014 10:17:00

Concurso gastronômico 'Sabor de SP' seleciona finalistas em Sorocaba

 

 

 

Visitantes puderam escolher entre 10 pratos típicos da região.

 


Chef Felipe Cilli apresentou receitas e deu dicas aos participantes.

 

A cultura de Sorocaba  pode ser degustada em dez pratos diferentes que são os selecionados da primeira etapa do projeto 'Sabor de São Paulo', realizado nesta quarta-feira (19) no Senac. O evento é uma parceria entre o governo do estado, a instituição e uma revista de gastronomia.

 

 

De acordo com o coordenador de Turismo, Arder Santos, o objetivo é resgatar produtos regionais aliando geração de emprego e renda por meio do turismo. E pensando em regionalização, o padrinho da etapa, o chef Felipe Cilli, deu uma aula e preparou Ragu de Rabada com Polenta Mole.

 

 

Com muita descontração, o chef respondeu perguntas e deu dicas de Bolinho de Arroz com Queijo Meia Cura e Doce de Banana. No fim veio a surpresa: todos degustaram o prato principal. "Participar de um evento como este é uma honra. É o reconhecimento da carreira", disse.

 

O público pôde votar em quatro dos dez participantes e os mais votados participam da final em São Paulo, marcada para setembro. Os concorrentes deste ano foram: Bolinho da Vó Amélia (Sorocaba), Bolo de Mel e Gengibre (Ibiúna), Pão Horta e Arte (Ibiúna), Paçoca de Carne (Piedade), Trufa no Cacau (Avaré), Rojão (Ribeirão Grande), Porpetone de Alcachofra Recheado de Camarão com Mascarpone (São Roque), Sfogliatella Ítalo-Brasileira (São Roque),

 

Peja Caipira (Sorocaba) e Quibebe de Abóbora com Frango Caipira (Mairinque).

 

 

A professora Maria Helena Fioranelli contou que gostou da alcachofra e do Quibebe. "Achei as comidas muito regionais, que lembram a infância".

Os amigos Lucas Mucci, Fernando Ribeiro e Wesley Goulart escolheram a trufa, rojão e Bolinho Vó Amélia. Mas não deixaram nenhum prato para trás.

 

No fim das apresentações e degustações, foram divulgados os quatro finalistas regionais do festival 'Sabor de São Paulo'.

 

Confira os classificados para a final, na capital paulista:


1 º Bolinho da Vó Amélia - Amélia Tapas & Beliscos - Carlos de Toledo Laino – Sorocaba


2º Rojão - Casa de Carne Balaio - Bianca Ferreira - Ribeirão grande


3º Porpetone de Alcachofra recheado de camarão com Mascarpone - Mondiale Restaurante - Ailton Piovan - São Roque


4º - Sfogliatella Ítalo- Brasileira- Nona Grazia Pasticceria - Mariagrazia Sgueglia Camargo - São Roque

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também