DÉJÀ VU (JÁ VISTO) ED. 30.05

4313 Jornal O Avaré 01/06/2015 09:21:22

Déjà Vu (Já Visto)                                 ed. 30/05/2015    

por: Carlos “Cam” Dantas

 

e-mail: colunistacarloscam@gmail.com            

Em time que está perdendo é preciso bulir

 

Poxa! Haja críticas! “É assunto além da conta, sô!” O encontro (reunião etílico-gastronômica) no Costa Azul ocorrido recentemente entre o ex-prefeito Joselyr Silvestre e alguns daqueles amigos mais considerados, especialmente convidados para a ocasião, continua repercutindo. A administração Poio Novaes, (que levou de vencida a chapa concorrente liderada por Jô Silvestre, o filho do “home” nas Eleições Municipais de 2008) foi “muuiito” lembrada. As criticas mais contundentes foram aquelas que apontavam os gastos excessivos com festanças questionáveis, falta de remédios nos postos de saúde, péssimo atendimento no Pronto Socorro, transporte escolar deficiente, ruas mal iluminadas, esburacadas e terrenos com mato alto, convocação de novos funcionários a todo o momento inchando ainda mais a máquina administrativa (vide Semanário Oficial) impossibilitando oferecer um aumento real de salário para o funcionalismo, pois o limite prudencial de 51,3% já foi superado, em muito, pelo índice alcançado no montante da folha de pagamento; licitações duvidosas com preços superfaturados para algumas reformas e novas construções de escolas, creches e unidades básicas de saúde; tanto quanto para as obras de Região da Represa, e por aí afora. As discussões apontaram a flecha da censura (“y otras cositas más”) para a atuação dos Secretários e ocupantes dos tais cargos de confiança. O Prefeito Poio Novaes até sinalizou uma mudança de Secretariado no inicio do ano, mas, talvez, pressionado pela base governista, foi obrigado a recuar. Deveria o chefe do Executivo nomear como auxiliares diretos pessoas realmente comprometidas com o programa de governo idealizado, particularmente no planejamento que envolve diretamente o setor no qual o futuro ocupante irá trabalhar. Mas que tenha tempo disponível e cumpra sua carga horária – principalmente –, seja eficiente no desempenho da função, probo e honesto no trato da coisa pública, consequentemente não divida (como tanto ocorre atualmente) sua função de Secretário Municipal com aquela outra, mais lucrativa, que o “doto” também exerce na vida privada. Que bom, se assim fosse! O discurso do Prefeito, o cerne da fala oficial antes da efetiva nomeação daquele ocupante do tão desmoralizado “cargo de confiança” deveria ser o de alertar que não irá tolerar a falta de empenho e a indolência. Esta não pode ser uma administração do corpo mole, mais sim uma administração caracterizada pelo esforço, o empenho e a transparência. Os interesses de Avaré e em particular da população mais carente devem estar, sempre, acima de qualquer interesse partidário. E não ficar só no arrazoado proferido, todavia levado ao pé da letra. Infelizmente... Contudo num ponto os joselirnistas “corneteiros” e a maioria dos vereadores da atual legislatura concordam: Os secretários e ocupantes dos principais cargos do 1º e 2º escalação do Governo Municipal carecem de uma melhor avaliação.

 

Déjà Vu Tupiniquim

Dentro do texto abordado ─ ineficiência funcional ─ fácil compreender que aqui está caracterizado o fenômeno DÉJÀ VU, essência maior da coluna, o qual, para o cético, aparece como um replay de alguma cena onde a pessoa tem certeza que já passou por aquele momento, mas realmente, ISSO NÃO OCORREU. Já para o crédulo OCORREU MESMO. E o assunto-tema não é de hoje; vem de longa data. Para ilustrar, abaixo destacamos o tópico da coluna “Nas Ondas do Rádio & na Boca do Povo inserida na edição do A VOZ DO VALE de 16/02/2011, com o título “Novos Secretários Municipais precisam ser sabatinados” que recebeu nova roupagem na coluna A VOZ DA REPRESA (edição A VOZ DO VALE de 24/05/2014) cujo titulo foi: “A cobrança para que o Secretário Municipal seja sabatinado antes de assumir o cargo, volta à tona na Esfera Política avareense”. Começa assim: “Alguns vereadores – mesmo aquele considerado um integrante da base governista, como fez, por exemplo, Antonio Leite, em recente pronunciamento camarário – já começaram a criticar a atual administração Poio Novaes. E isso de modo global; do total abandono da cidade (meio ambiente, obras, transportes) à falta de investimentos nas áreas da Saúde, Educação, Turismo e Infraestrutura Urbana, principalmente. E pedem a saída de determinados secretários; ou em face de comprovada ineficiência técnico-profissional ou pela notada e constante ausência do setor, eis que, muitas vezes, o cargo que o nomeado ocupa na Prefeitura está sendo colocado em segundo plano: em primeiro lugar vem sua atuação na iniciativa privada. Caso as necessárias substituições no 1º Escalão (também em alguns cargos de chefia do 2º Escalão) ocorram como se espera, então, a título de sugestão, deve-se solicitar que seja feito um adendo ao Art. 70 da LOM - Lei Orgânica Municipal e a partir desta data os novos secretários (ou encarregados) passem a ser sabatinados pelo Legislativo, especialmente pelos componentes da Comissão Permanente constituída, a qual a futura pasta do pretendente estiver ligada.

__________________________

Mas, para tanto, o Art. 70 da LOM precisaria ter a seguinte redação: “Os Secretários Municipais e os demais auxiliares diretos do Prefeito, exercendo funções técnicas ou administrativas, serão escolhidos entre brasileiros, maiores de 18 (dezoito) anos, no exercício dos direitos políticos, com conhecimento e/ou aptidão à área que assumirem, e que se desincompatibilizem do cargo efetivo que por ventura ocupem”. Para tanto deverão passar pelo crivo da Câmara Municipal de Avaré, em Sessão Extraordinária especialmente marcada para tal fim, quando então os indicados serão sabatinados pelos senhores vereadores municipais, onde devem demonstrar, de fato, possuírem os devidos conhecimentos técnicos sobre a função a exercer e apresentar seu projeto de trabalho, como ainda assumir a imposta obrigação de diariamente cumprir rigorosamente a carga horária estabelecida. Também nos parágrafos do artigo poderiam constar:

§1º Cada Vereador pode efetuar no máximo 03 (três) perguntas aos sabatinados;

§2º Não obtendo a maioria simples dos votos como sendo o de aprovação, os postulantes estarão impedidos de assumirem o posto pretendido.

__________________________

Tai uma sugestão que, se concretizada, em muito iria contribuir para oxigenar e dar outro ânimo ao Governo Poio Novaes com a assunção de novas cabeças pensantes, teoricamente melhores abalizadas para comandar algumas daquelas secretarias municipais com atuações medíocres aos olhos do avareense politizado.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também