DESDE QUARTA FEIRA O RECINTO DA EMAPA ESTA INTERDITADO

5412 Jornal O Avaré 22/04/2013 07:17:04

 

PARQUE DA EMAPA ESTÁ INTERDITADO AGUARDANDO RESULTADO DE  DOENÇA DE “MORMO” SUSPEITA EM CAVALO DO HARAS JAMAICA.

 

 

 

 

A Polícia Militar do 53 BTPM de Avaré, desde quarta feira última dia 17, interditou todas entradas e saídas de  veículos no recinto da Emapa. Existe um cavalo de propriedade do Haras Jamaica, do vizinho município de Arandu, com suspeita da temerosa doença de “MORMO”, caso exames venham confirmar a tal doença, o local poderá ser isolado por um certo período, como já aconteceu em outros lugares , nestes casos após comprovado o Exército é quem faz o isolamento da área.

 

Infelizmente esta doença não existe tratamento e nem vacinas eficazes. A prevenção e controle da doença baseia se na interdição de propriedades com focos comprovados, chegando até a  sacrifício dos animais, desde que comprovado por profissionais da Defesa Sanitária. Uma vez que esta doença sendo confirmada com certeza irá abalar o nome de Avaré em eventos no Parque Fernando Cruz Pimentel, mesmo após cumprido o período necessário de isolamento, comentou um médico veterinário. 

 

O cavalo está em um isolamento, tendo ele vindo a participar do evento da ABQM. O diagnóstico definitivo da doença é concluído através de  exames laboratoriais. O mormo é uma doença infecto-contagiosa que acomete até o homem e, é uma zoonose.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também