EM CAMPINAS TAMBÉM FOI APROVADO A LEI PARA DESCONTO DE 50% PARA QUEM FEZ REDUÇÃO DE ESTÔMAGO.

2442 Jornal O Avaré 23/07/2013 01:31:55

CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPINAS APROVOU A LEI PARA BARIÁTRICOS TEREM DESCONTO DE 50 % EM REFEIÇÕES.

 

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

 

 

Uma lei que entrou em vigor  em Campinas obriga restaurantes a oferecer desconto de 50% ou meia refeição para clientes que passaram por cirurgia bariátrica (redução de estômago).

 

A fiscalização na cidade será feita pelo Procon e quem descumprir pagará multa de ao menos R$ 469,80.

 

A nova regra vale para restaurantes e estabelecimentos similares nas porções, nos pratos à la carte e nos serviços de rodízio. Ficam de fora pratos cobrados por quilo, bebidas e sobremesas.

 

Lanchonetes não são obrigadas a cumprir a medida, de acordo com o vereador Francisco Sellin (PMDB), autor da proposta que passou pela Câmara e foi sancionada pela prefeitura.

 

 

EXPERIÊNCIA

A primeira tentativa de emplacar o desconto foi em 2009, mas o projeto de lei acabou sendo arquivado. Segundo o vereador, há lei semelhante em Vila Velha (ES).

 

 

"Ouvimos muitas pessoas antes de elaborar a lei e é uma unanimidade que quem passa pela cirurgia não consegue comer metade de uma refeição para uma pessoa, mesmo assim pagava o preço inteiro", afirmou Sellin.

 

 

"Acho uma injustiça [a forma de cobrança antes da nova lei]", disse o vereador, que não fez a cirurgia e disse não ter nenhum familiar operado.

 

 

Para conseguir o benefício, o cliente deverá comprovar que passou pela redução de estômago, apresentando um laudo ou declaração assinada por um médico --que deve ser inscrito no Conselho Regional de Medicina.

 

 

De acordo com a lei, os restaurantes também são obrigados a colocar cartazes informando o direito ao desconto aos consumidores.

 

 

O sindicato de bares e restaurantes de Campinas critica a obrigação para o setor.

 

 

"Isso é legislar pelo prejuízo alheio, um desrespeito à liberdade do empresário", disse o porta-voz da entidade, Moretti Bueno.

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também