Galo domesticado obedece garoto e até se finge de morto: 'Inseparáveis'

4062 Jornal O Avaré 06/01/2016 09:03:30

Zico tem 4 anos e é considerado o melhor amigo do Luiz Gustavo, de 9.
'É um menino com muito amor', diz mãe; família vive em Paranapanema.

O garoto Luiz Gustavo, de 9 anos, optou por ter um animal de estimação incomum. O morador de Paranapanema (SP) tem como melhor amigo o galo Zico, de 4 anos. Além de corresponder a comandos do menino, como se fingir de morto, o animal até dorme na mesma cama todos os dias com o dono. Ele fica quietinho debaixo do cobertor e até fecha os olhos.

E o grude dos dois ocorre o dia todo em casa. Se o Luiz vai para a sala, o Zico está junto. Ele conta que ganhou do avô, mas é a mãe que dá conta dos cuidados higiênicos do bichano. "Eu que dou banho, passo perfume e talco. Já o Luiz Gustavo, suja", diz a comerciante Tânia Aparecida Gomes, mãe do garoto. Ela conta que o filho é um menino que tem muito amor, não só pelo Zico, mas pelos gatos, cachorros e coelhos do sítio.

O pai do garoto também conta que eles passam o dia inteiro juntos. "O Luiz prende o Zico na gaiola e, quando chega, ele tira ele do lugar e sai brincar no terreno", afirmou Misael Almeida, que trabalha como comerciante na cidade.

E o galo é tão obediente que até dormiu no colo do repórter da TV TEM, Carlos Alberto Soares. "Eu ensinei ele a morrer e vir para a briga. Ele fica quanto tempo eu deixar", conta Luiz ao pedir para o bichano se fingir de morto.

Até o veterinário Rodrigo Vieira Rodrigues achou a história curiosa. "Não acho nem um pouco comum, principalmente tratando-se de um galo. O galo é um animal que vive melhor com outros animais, ele não tem a socialização com o ser humano", afirmou. Ele acha que talvez seja mais um ponto forte da família que gosta muito dos animais. "Eles conseguem fazer a domesticação que não é nada comum."

Rodrigues ainda explica que há estudos que apontam que as aves têm habilidades melhores até que os cães. Mas, ele faz um alerta em relação à higiene. "Se tiver condições de higiene básicas sendo feitas, como vermifugação, vacinação e limpeza, não tem problema nenhum para o menino e para a saúde de quem está na casa", afirma o veterinário.

(FONTE: G1)

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também