Greve: não deve faltar dinheiro nos caixas eletrônicos neste ?feriadão?

2137 Jornal O Avaré 09/10/2015 10:17:15

Nem a proximidade do período de vencimento de contas e faturas deve gerar transtornos a quem precisar das agências para quitar os débitos

 

Mesmo com a greve dos bancários, a expectativa é de que não falte dinheiro nos caixas eletrônicos das agências de Bauru neste feriado prolongado (confira, no quadro acima, o funcionamento dos principais serviços na cidade), conforme informações do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/CSP Conlutas e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Com isso, a proximidade do período de vencimento de contas e faturas não deverá causar transtornos a quem precisar ir às agências para quitar os débitos.

A Febraban esclarece que os bancos dispõem de um sistema que detecta automaticamente a falta de dinheiro nos terminais de autoatendimento. Quando isso ocorre, a instituição financeira aciona a transportadora de valores para fazer o reabastecimento das cédulas.

Segundo Paulo Tonon, um dos diretores do sindicato, nas agências que não contam com serviços terceirizados, o trabalho é realizado por funcionários que não estão em greve. Mas, além dos terminais de autoatendimento, a população pode recorrer a diversos canais alternativos, como internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes bancários, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Iniciada no dia 6, a paralisação ganhou, nessa quinta-feira (8), a adesão de bancários em Águas de Santa Bárbara e Cerqueira César, totalizando 16 municípios da região mobilizados. Em Bauru, segundo o sindicato, permanece o índice de 87,5% das 72 agências fechadas, alcançado já no primeiro dia de greve. No País todo, a paralisação já atinge mais de 10 mil estabelecimentos bancários.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também