Infestação de pernilongos incomoda moradores em bairro de Avaré

6480 Jornal O Avaré 08/09/2017 00:00:21

Uma infestação de pernilongos está incomodando os moradores do bairro Brabância, em Avaré (SP). Segundo eles, a infestação começou após vazamento de esgoto da Sabesp no lago Bawart.
 
 
Em nota, a Sabesp informou que o reparo na estação elevatória de esgotos que causou o vazamento já foi concluído e disse que já conseguiu também o biolarvicida para eliminar as larvas de pernilongos do lago. O veneno deve ser aplicado essa semana pela Secretaria do Meio Ambiente. A empresa ainda pediu desculpas aos moradores pelos transtornos.
 
 
Segundo a moradora Fátima Moreira, os insetos estão incomodando todos da casa há quase um mês. “De vinte dias pra cá eu não estou conseguindo viver. Eu só estou vivendo para matar pernilongo”, afirma.
 
 
A auxiliar de enfermagem Phiama de Oliveira diz que os pernilongos atacam principalmente seu filho. “Ficou difícil, porque trabalho até tarde. Quando eu vou deitar, fica o barulho deles incomodando. O meu filho ficou bem inchado esses dias”, relata.
 
 
 
 
O transtorno, segundo os moradores, está vindo do lago banwart, que fica na entrada do bairro onde um vazamento de esgoto da Sabesp poluiu a água.
 
 
A bióloga Carolina Vieira afirma que os aguapés são consequência da poluição. Além disso, ela explica que o local se transformou em um ambiente ideal para a proliferação do pernilongo
 
 
“Porque o pernilongo, embora seja um inseto terrestre, parte do ciclo é na água e eles se reproduzem. Essa enorme quantidade de plantas aquáticas favorecem as larvas do pernilongo”, diz.
 
 
 
 
O secretário de Meio Ambiente Judésio Borges disse que a responsável por resolver o problema é a Sabesp, que fez a limpeza dos aguapés e também aplicou um produto para matar as larvas do mosquito.
 
 
“Ocorreu um crime ambiental e a secretaria não pode ser omissa. Vamos notificar aos órgãos competentes e a Sabesp para que aguardemos as providências para esse crime ambiental que ocorreu no lago. Tivemos um vazamento da rede de esgoto da Sabesp e o volume foi grande”, afirma.
 
 
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que não tem registro de reclamações sobre o vazamento de esgoto no lago banwart, mas que enviou técnicos ao local para fazer uma vistoria e não encontrou mais nenhum sinal de vazamento de esgoto.
 
 
 
Fonte: G1.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também