Prefeitura de Avaré para obras e lago segue infestado com planta aquática

2170 Jornal O Avaré 12/03/2015 09:50:55

Moradores do Bairro Brabância reclamam do mau cheiro insuportável.
Executivo disse que trabalhos serão concluídos nos próximos 45 dias.

 

 

As obras da Prefeitura de Avaré (SP) para a revitalização do lago Berta Banwaart , no Bairro Brabância, pararam e o local segue ainda infestado de plantas aquáticas, segundo moradores. A população afirma que o mau cheiro é insuportável. O Executivo informou que a máquina utilizada nos trabalhos parou de funcionar devido às chuvas nos últimos dias. Em nota, a administração municipal ainda esclareceu que a limpeza já foi retomada e deve ser concluída em 45 dias.

Morando há 30 anos no local, o motorista Otacílio Pereira está inconformado com a situação do lago. “Já faz um ano que está sujo. Não tem nem como dormir com essa quantidade de pernilongos que tem no local.”

A dona de casa Eliana Regina Coleli reclama das obras que não foram feitas. “A máquina que vem só trabalhou um dia”, revela a moradora do bairro.

Para o aposentado Graciliano Moreira, a demora nos serviços é inadmissível. “Deveria estar limpo e bem tratado. Essa demora é um descaso, já faz muito tempo que está desse jeito.” A Prefeitura reafirmou que a conclusão das obras é prevista para abril, conforme cronograma.

Relembre do caso
Uma equipe da TV TEM fez uma reportagem, em 2014, mostrando um vazamento de esgoto na estação elevatória da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), ao lado do lago. O problema fez com que muitos peixes morressem.

Biólogos constataram que a sujeira serviu para alimentar as algas no local. Imagens mostram que o espaço era espelhado pela água em janeiro de 2014. Agora, em 2015, o mesmo ponto lembra mais um campo de futebol com uma vegetação bem verdinha (veja abaixo o 'antes' e o 'depois').

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também