Produção orgânica de alimentos será tema de debate

2478 Jornal O Avaré 23/09/2015 09:14:22

Estão abertas as inscrições para o II Semeando Agroecologia em Avaré, evento que vai discutir os benefícios da produção orgânica na alimentação da comunidade. Promovido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA Avaré) com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Avaré através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA), o debate é destinado a agricultores familiares, profissionais de extensão rural e assistência técnica, estudantes e professores. 

A programação tem início na próxima sexta-feira, 25, às 8h no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) com palestra sobre redução do uso de água na irrigação e consequente diminuição dos custos de produção, além da recuperação da fertilidade do solo com a eliminação do uso de agrotóxico e de adubo sintético. As atividades prosseguem no mês de outubro (datas abaixo).

A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. A inscrição é individual e deve ser feita através do e-mail avareagroecologia@gmail.com. Outras informações pelos telefones: (14)3733.1977, na CATI, ou (14) 3711.1461, no IFSP Campus Avaré. 

Também são parceiros na realização o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI Regional Avaré), Ecologia Aplicada, Organização Ambiental Teyquê-Pê (OAT). 


Agenda 
Dia de Campo
Data: 25/09/2015, sexta-feira
Local: UAT Primus Ranch – Avaré-SP, com saída do IFSP Campus Avaré
Hora: 8h às 17h
Temas: Muda Alta, Biofertilizante e Plantio na Palha

II Semeando Agroecologia
Data: 29/10/2015, quinta-feira
Local: IFSP Campus Avaré
Hora: 19h30
Temas: Agroecologia, Segurança Alimentar e Comércio Local

Dia de Campo
Data: 30/10/2015, sexta-feira
Local: UAT Sítio Santo Antônio – Avaré-SP, com saída do IFSP Campus Avaré
Hora: 8h às 17h
Temas: Agroecologia, Produção Orgânica e Turismo Rural

NEA – Avaré 

O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Avaré tem sede no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP Campus Avaré – e é formado por agricultores familiares, docentes, estudantes, técnicos de extensão rural, consumidores e pessoas interessadas nos temas referentes à agroecologia, produção orgânica, segurança alimentar e nutricional. Sua missão é fortalecer e ampliar o movimento agroecológico na região de Avaré, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão com objetivo de construir e socializar os conhecimentos e práticas relacionadas à agroecologia e aos sistemas orgânicos de produção. 


LEGENDAS:

Palha: Mantém a umidade do solo e reduz até 70% de água na irrigação
Muda Alta: Reduz ataques de pragas e doenças
Biofertilizante: Restaura a fertilidade do solo e reduz ataque de fungos e nematóides

Colaboração: Fernando Franco Amorim/CATI Regional Avaré

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também