Qual tipo de açúcar é melhor para a sua saúde?

2642 Jornal O Avaré 18/04/2016 01:06:44

Prezado Leitor,
 
 
Como você adoça seu cafezinho de todo dia? A escolha pode parecer banal, mas influencia diretamente a sua família e o equilíbrio da sua dieta. Muita gente acha que, pra ser saudável, tem que abolir drasticamente qualquer tipo de açúcar da dieta. Errado. Os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser totalmente retirados das dietas, mas lembre-se: precisam ser usados com moderação, pois são ricos em calorias e comprometem o seu peso quando se exagera.
 
 
Muito calórico?
 
 
Sim, isso não dá pra negar. E, por mais tipos de açúcar que exista, a variação calórica entre eles é quase nula, com exceção do light (que leva adoçante na composição). Tanto o refinado, quanto o demerara, passando pelo cristal, eles têm em média 20kcal a cada 20 gramas. Ou seja, de cafezinho em cafezinho, você pode sair da linha, sim. A grande diferença entre cada açúcar é a quantidade de vitaminas e minerais que cada um tem. Quanto menos industrializado, mais benefícios podem nos dar. Entenda e aprenda a escolher seu açúcar.
 
 
Quanto comer de açúcar por dia?
 
 
Isso varia bastante, até porque cada um tem suas condições de saúde e um corpo pra manter ou enxugar quilinhos extras. Pessoas diabéticas são um caso à parte, por exemplo. Assim como a quantidade varia quando a pessoa pratica esportes. Mas, em geral, quando se é saudável, de acordo com a American Heart Association (AHA), a quantidade máxima de açúcares adicionados que você pode comer em um dia é:
 
Homens: 150 calorias por dia.
Mulheres: 100 calorias por dia.
 
Mas muita coisa já tem açúcar, como refrigerante, balas, pão, biscoitos... Então, maneire aí!
 
 
Os tipos de açúcar:
 
 
 
Refinado
 
 
O mais tradicional que você vê por aí. No processo de refinamento, aditivos químicos como o enxofre, tornam o produto mais branquinho e uniforme. O lado ruim é que esse processo retira vitaminas e sais minerais, deixando apenas as calorias vazias (ou seja, adoça, mas com zero nutriente).
 
 
Cristal
 
 
Em termos de química, é semelhante ao refinado. Isso porque, depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento que tira 90% dos sais minerais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas tradicionais.
 
 
Confeiteiro
 
 
Tem cristais tão finos que parece até um tipo de talco. É usado na culinária para glacês e coberturas. O segredo é o refinamento sofisticado, que inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio para evitar que estes cristais se juntem novamente. Também recebe muita química, assim como o cristal ou refinado tradicional.
 
 
Demerara
 
 
Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, tem grãos na cor marrom-clara e os valores nutricionais são altos, parecidos com os do açúcar mascavo. Porém, é um dos tipos mais caros do supermercado. Compensa na questão saúde.
 
 
Mascavo
 
 
Ele é extraído depois do cozimento do caldo de cana, portanto, é mais bruto, úmido e no tom marrom. Isso porque não passa por refinamentos químicos. Esse detalhe faz com que ele conserve o cálcio, o ferro e os sais minerais. Muita gente não gosta por conta do sabor mais forte, mas vale a tentativa, afinal, é bem saudável.
 
 
Orgânico
 
 
Em seu processo de produção, não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo, desde o plantio à industrialização. O açúcar orgânico é mais caro, mais grosso e mais escuro que o refinado, mas tem o mesmo poder de adoçar.
 
 
Frutose
 
 
É obtido a partir da extração de frutas e milho. Não contém aditivo químico e é cerca de 30 vezes mais doce que o açúcar comum, mas não se engane: engorda do mesmo jeito e não possui vitaminas, tal qual o refinado e o cristal.
 
 
Light
 
 
É uma espécie de mistura do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Assim, você acaba usando menos do que o açúcar tradicional. Engorda menos, obviamente, mas é tão industrializado quanto.
 
 
Mel
 
 
Possui frutose e glicose. O mel é rico em enzimas, antioxidantes, vitamina e minerais, que tornam seu dia a dia mais saudável, até pelas propriedades antibacteriana e anti-inflamatória. Mesmo assim, precisa ser consumido com moderação.
 
 
 
E os adoçantes?
 
 
 
Eles são de grande ajuda pra quem tem diabetes e luta contra a balança, mas, mesmo não tendo tantas calorias, são produtos com bastante química. Aqueles à base de stevia e poliálcoois são mais inofensivos ao seu organismo.
 
 
 
Alto teor de açúcar no sangue?
 
 
 
Ingerir açúcar em excesso, além de fazer você ganhar quilinhos a mais se for sedentário, pode elevar a taxa de açúcar no sangue. Nesse caso, além de consultar um nutricionista, a recomendação é aumentar o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico.
 
 
Se você não for diabético, apenas isso pode ser o bastante para resolver o problema. Como maçã, banana, pera, melancia, melão, kiwi, limão, laranja, cenoura, iogurte natural, brócolis, quinoa, grão de bico, brotos, batata-doce, cebola, feijão-branco. E sempre: fazer exames periódicos pra ver como está o teor de açúcar no seu sangue. Não deixe de visitar seu médico de confiança e fazer exames periódicos.
 
 
 
Fonte: JCNET

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também