Servidores municipais retornam ao trabalho

2719 Jornal O Avaré 12/11/2016 02:05:51

Após forte queda de braço com duração de três dias com a Prefeitura, os servidores participantes da greve por pagamento de salários em atraso chegaram a um consenso para a retomada dos serviços essenciais à cidade. Mesmo com o pagamento dos salários acontecendo na sexta-feira, 11 de novembro, a organização do manifesto registrou a presença de mais de 450 pessoas na Concha Acústica na manhã da data com propostas de dar continuidade à greve.
 
 
Segundo a assessoria do Sindicato, foram três dias que marcaram o início do processo de união dos servidores municipais avareenses, além de deixar impressão positiva à população local, que presenciou várias caminhadas tranquilas dos trabalhadores manifestantes pelo centro da cidade.
 
 
A decisão de retornarem a seus postos de trabalho foi tomada durante assembleia extraordinária realizada na tarde do terceiro dia de paralisação. Conforme registrado pela organização, a absoluta maioria dos manifestantes decidiu dar um voto de confiança à atual gestão; no entanto, a mesma reunião serviu para deixar fixada a possibilidade de retorno à greve, caso seja observado descumprimento dos itens levantados pela Prefeitura.
 
 
Conforme divulgado anteriormente, a greve tem como pauta a liberação dos vencimentos e vale- alimentação até o 5º dia útil de cada mês, assim como dos descontos à Associação e Sindicato após dez dias posteriores ao pagamento dos salários, reajuste do vale-alimentação (9,41%) e o restante da inflação (4,91%) até 31 de outubro e a elaboração de uma lei que preserve os salários dos servidores de futuros atrasos. “A partir de agora, nosso departamento jurídico chamará representantes da Procuradoria do Município para negociar várias situações, como a possibilidade levantada pelo Executivo de descontar os dias dos grevistas: essa decisão não cabe ao prefeito e nem aos secretários, mas sim à Justiça, responsável pela análise imparcial dos fatos a serem apresentados”, disse Leonardo do Espírito Santo.
 
 
A pressão feita pelos trabalhadores municipais serviu para a liberação dos salários antes da data prevista pelo Paço Municipal, além de conseguir registrar em papel promessas como o pagamento do vale-alimentação de outubro, de R$166,30, até o próximo dia 18 e o de novembro, para o final deste mês, além de pagamento integral do próximo salário até 16 de dezembro.
 
 
“Apesar de importante por termos conseguido arrancar alguns dos nossos direitos, a movimentação é importante por marcar uma nova etapa no modo de pensar dos trabalhadores da Prefeitura, com estes perdendo o receio de serem punidos por exigir o que lhes é devido”, frisou o sindicalista avareense. Os postos de trabalho voltam à normalidade a partir de hoje, sábado, 12 de novembro.
 
 
 
 
 
Fonte: Jornal do Ogunhê.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também