Unesp de Botucatu estará desenvolvendo projeto em Cabo Verde a partir de 19 de março.

2244 Jornal O Avaré 10/03/2014 01:57:18

 

Um grupo da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) deverá ficar, a partir de 19 de março, durante um mês em Cabo Verde

 

 

 

 

Um grupo da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) deverá ficar, a partir de 19 de março, durante um mês em Cabo Verde – África. O objetivo é traçar o perfil do sistema de saúde e identificar as principais necessidades da população local.

 

 

 

Esse projeto dá continuidade a um programa de cooperação internacional entre a Unesp e a Universidade de Cabo Verde (UNICV) iniciado em 2011 e que possibilitou a implantação de um curso de mestrado em Saúde Pública na universidade cabo-verdiana com a participação de docentes da FMB/Unesp. Entre seus principais objetivos está a construção de projetos de pesquisa em parceria e o intercâmbio de docentes e discentes, além do planejamento de uma segunda turma de mestrado em Saúde Pública na Universidade de Cabo Verde para 2015.

 

 

 

Foi aprovado em 2013 um projeto da PG em Saúde Coletiva da FMB vinculado ao Programa Pró-Mobilidade Internacional CAPES/AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a UNICV, intitulado “Apoio à Implantação de Linhas de Pesquisa e Formação de Recursos Humanos em nível de Pós-Graduação em Cabo Verde.”

 

 

 

“Nossa primeira Missão de estudo em Cabo Verde tem por objetivo traçar o perfil do sistema de saúde e os principais indicadores na realidade local. Isso será realizado por meio de entrevista com os diferentes níveis de gestão (Ministério da Saúde, Diretor Geral de Saúde, Delegado de Saúde de Praia - capital do país, e Diretores de serviços - hospitais e centros de saúde), além de visita aos serviços de diferentes complexidades”, explica a professora Elen Rose Lodeiro Castanheira, do Departamento de Saúde Pública da FMB e coordenadora do projeto.

 

 

 

Integram a missão: 1 docente da Enfermagem (Profª Drª Regina Stella Spagnuolo), 1 doutorando da PG em Saúde Coletiva (Patricia Rodrigues Sanine), 1 graduando do curso de nutrição (Adelita Kelen Antunes Gomes) e 2 graduandos do curso de enfermagem (Flavia Seullner Domingues e Maísa Vitoria Gayoso). Em meados de abril, a FMB receberá uma missão de estudos de 3 docentes e 2 discentes de Cabo Verde que permanecerão na instituição por um mês. Os visitantes conhecerão o Sistema Único de Saúde (SUS), procurando avançar na elaboração das frentes de pesquisa.

 

 

 

Sobre Cabo Verde

Cabo Verde é um país jovem – com 37 anos como país independente. Localizado no Oceano Atlântico, é constituído por dez ilhas, cerca de 500 km à noroeste da costa Africana. Possui uma população de aproximadamente 500 mil habitantes, dos quais 54,4% possuem menos de 25 anos.

 

 

 

Embora seja um país com baixo poder econômico, apresenta um perfil político social estável, mas com grandes desafios estruturais a enfrentar, tais como o abastecimento de água e energia, o saneamento básico e o transporte entre as ilhas.  Entre os principais agravos de saúde encontram-se doenças infecciosas como infecções respiratórias agudas e doenças diarreicas na infância, entre outras, ao lado do crescimento de doenças crônicas entre adultos, com as doenças do aparelho circulatório representando a principal causa de morte.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também