Vaca que ganhou carro em torneio leiteiro é destaque em Avaré

3895 Jornal O Avaré 14/11/2013 12:00:00

Uma das atrações da nova edição da Exposição Internacional do Agronegócio do Leite (Interlactea), realizada até sábado em Avaré é a vaca "Beija Ocidente". Vinda de Minas Gerais, o animal da raça Girolando é uma das promessas para bater o recorde na produção no torneio leiteiro que ocorre durante a exposição.
 
 
"Beija" já tem um histórico de vitórias em outros torneios. De acordo com o proprietário, o criador Ivan Junqueira, o evento em Avaré é o terceiro do qual participa. Ele conta que o último destaque dela foi há pouco mais de 15 dias em Miracema: em dez ordenhas, a vaca meio-sangue produziu uma média de 90,6 kg de leite/dia - com pico de 97,7 kg - e o prêmio foi um carro. Na primeira ordenha em Avaré, "Beija" foi a que mais produziu: quase 34 quilos retirados pela ordenhadeira mecânica. Até amanhã serão realizadas mais 10 ordenhas.
 
 
O recorde nacional da raça em torneios está com uma vaca de Minas Gerais. O animal produziu pouco mais de 104kg em um evento no final de 2012. Para o coordenador do torneio, Marcelo Cembranelli, o número pode ser batido em Avaré. “Nós temos a esperança da quebra de alguns recordes. Alguns animais vieram preparados para isso”, afirma.
 
 
Pela raça Girolando, participam do torneio 18 animais entre vacas e novilhas divididas por grau de sangue. Tudo é monitorado pelos ficais e por câmeras instaladas no pavilhão.
A ordenha pode ser feita mecanicamente ou manualmente. O criador José Edil decidiu adotar o método manual. Ele é de Uberlândia e trouxe três animais, Mesmo usando o método antigo, pretende bater recordes. “A ordenha manuel faz como que a gente visualize a quantidade de leite para não dar diferença de uma ordenha para a outra”, afirma.

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também