Visita ao aterro marca comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

4071 Jornal O Avaré 14/06/2016 01:20:34

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente em Avaré teve atividades promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com o Instituto Federal São Paulo (Campus Avaré), a Faculdade Eduvale, Escola Rudolf Lanz, Cetesb e o Horto Florestal.
 
 
A programação contou com palestras em escolas, plantio de árvores, visitas ao aterro sanitário e exibição de filmes na Biblioteca Professor Francisco Rodrigues dos Santos, ações em que a temática ambiental foi pauta de debate.
 
 
Alunos do Instituto Federal, acompanhados dos professores Fernando Homem de Mello Medeiros (Física) e Meliane Akemi Koike (Alimentação), da Comissão de Sustentabilidade da instituição de ensino, visitaram na quinta-feira, 8, o aterro sanitário municipal, que está entre os melhores do Estado, com nota 9.2 segundo avaliação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
 
 
Os estudantes puderam conhecer detalhes de funcionamento do aterro, que recebe diariamente cerca de 90 toneladas de lixo. O lixo é enterrado em valas com manta impermeabilizante. Canaletas escoam as águas pluviais e caixas coletoras de chorume (líquido gerado pelo lixo) são esvaziadas com frequência. O gás produzido pelo lixo é queimado diariamente.
 
 
O levantamento feito pela Cetesb segue informações coletadas em inspeções realizadas por seus técnicos, que avaliam critérios como localização, operação e infraestrutura. Os requisitos utilizados para se chegar à nota do índice são: capacidade de suporte do solo, distância de núcleos habitacionais, distância de corpos d’água, distância do lençol freático, permeabilidade do solo, disponibilidade de material para recobrimento, qualidade do material para recobrimento, condições do sistema viário, trânsito e acesso, isolamento visual da vizinhança e legalização da localização.
 
 
 
 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também