Voluntários fazem mutirão de limpeza no rio Paranapanema em Piraju

1402 Jornal O Avaré 25/11/2014 09:24:34

Local é considerado uma das paisagens mais bonitas da cidade.
Ribeirão Bela Vista também passou por limpeza neste domingo (23).

 

 

 

Um grupo de voluntários se reuniu um mutirão de limpeza no ribeirão Bela Vista e rio Paranapanema em Piraju (SP), neste domingo (23).  O dia que seria de descanso se tornou de faxina: eles recolheram garrafas pet, embalagens plásticas, pedaços de móveis e até pneus.

O mutirão que é organizado pela prefeitura começou cedo. Ao amanhecer o grupo começou os trabalhos no ribeirão Bela Vista, no Bairro Nova América. O estudante Renan Willian estava entre os voluntários. Mesmo com pouca idade ele já sabe que cuidar do meio ambiente é um trabalho de todos. “O povo precisa ter consciência, não jogar lixo aqui, pois precisamos manter a natureza limpa”, afirma.

Depois da limpeza no ribeirão, os voluntários foram até o rio Paranapanema para ajudar a manter a paisagem como uma das mais bonitas de Piraju. A voluntária Márcia Helena Nunes Geraldo lamenta a quantidade de lixo retirada do local. “As pessoas não tem consciência de colocar o lixo na hora certa, no lugar certo, para que os responsáveis recolham todo o lixo depois”, conta.

Com um bote e um barco os voluntários navegaram pelo trecho urbano do rio. Percorreram as margens retirando todo o lixo, os caiaques ajudaram a chegar aos locais de difícil acesso. Até mesmo um bezerro morto foi encontrado na água. Este ano, menos lixo foi recolhido, o que é um bom sinal, segundo o coordenador de Meio Ambiente, Érico José Tavares. “Ano passado foi recolhido quase 4 mil toneladas de material apenas nos ribeirões. Este ano, durante a semana e hoje [domingo], acho que não chegou a uma tonelada. Isso significa que a população tem se conscientizado e tem nos ajudado”, explica

 

OUTRAS NOTÍCIAS

veja também